Para que a educação seja plena, é essencial pensar no todo. Afinal, em um segmento decisivo como o Ensino Fundamental I, é preciso considerar a formação em cada uma das etapas, para que não fiquem lacunas nos segmentos seguintes.Por isso, essa etapa tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança no seu aspecto físico, intelectual e psicológico, bem como no aspecto social. Dessa forma, acreditamos que os pilares do Fundamental I, que regem a confecção de todo o nosso material, devem ser cinco: capacidade de leitura e escrita, fluência em raciocínio analítico, apreensão de capital cultural, construção da autonomia e desenvolvimento da socialização. Afinal, uma educação que visa a uma formação completa precisa contemplar aspectos acadêmicos e socioemocionais.
Considerando a pouca vivência de indivíduos nessa faixa etária, a contextualização se faz de forma diferente daquela amplamente trabalhada a partir do Ensino Fundamental II.

PROPOSTA CURRICULAR

O Colégio Anézio Araújo valoriza o trabalho educativo em cada disciplina, promove a interdisciplinaridade e a inter-relação dos conteúdos com o cotidiano escolar para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.